Potenciômetro 100K B Rotativo

Código: 013581
R$ 12,10
Comprar Disponibilidade: Imediata Estoque: 73 unidades
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Potenciômetro 100K B Rotativo

Um potenciômetro 100K B rotativo é um componente eletrônico usado para variar a resistência elétrica em um circuito. Ele é comumente utilizado para controlar a intensidade de corrente, a tensão ou o volume em dispositivos eletrônicos.
Vamos detalhar as partes do nome:
Potenciômetro: É um resistor ajustável de três terminais. A resistência entre os dois terminais fixos é constante, enquanto a resistência entre um terminal fixo e o terminal central (cursor) pode ser variada ao girar o eixo.
100K: O valor "100K" indica a resistência total do potenciômetro, que é de 100 kilo-ohms ( ohms). Esta é a resistência máxima que o componente pode oferecer.
B: A letra "B" se refere à curva de variação. Neste caso, a letra "B" indica uma curva de variação linear. Isso significa que a resistência varia de forma proporcional ao ângulo de rotação do eixo. Ou seja, se você girar o potenciômetro 50% de seu curso, a resistência será aproximadamente 50% de seu valor total.
Rotativo: Indica o tipo de mecanismo de ajuste. O ajuste da resistência é feito girando um eixo, o que o diferencia de potenciômetros deslizantes ou trimmers.

Aplicações Comuns
Devido à sua curva de variação linear, os potenciômetros 100K B são amplamente utilizados em aplicações onde a relação entre a posição do potenciômetro e o efeito desejado precisa ser direta e linear. Alguns exemplos incluem:
Controle de brilho: Em circuitos de iluminação com LEDs.
Ajuste de tensão ou corrente: Em fontes de alimentação ou circuitos de teste.
Ajuste de volume: Embora muitos controles de volume em áudio prefiram potenciômetros logarítmicos (curva "A" ou "audio"), os lineares podem ser usados em certas configurações.

Como Funciona
Um potenciômetro rotativo tem três terminais:
Terminal 1 (fixo): Um dos extremos da trilha resistiva.
Terminal 3 (fixo): O outro extremo da trilha resistiva.
Terminal 2 (cursor ou terminal central): É o contato móvel que desliza sobre a trilha resistiva.
A resistência total () é medida entre os terminais 1 e 3 e é sempre 100K. A resistência entre o terminal 1 e o terminal 2 () e a resistência entre o terminal 2 e o terminal 3 () somam . Ao girar o eixo, você move o cursor, variando e em direções opostas.

Valor Unitário
Imagem Meramente Ilustrativa
Para mais informações, entre em contato

R$ 12,10
Comprar Disponibilidade: Imediata Estoque: 73 unidades
Sobre a loja

Localizados na Rua Vitória, 119 - Santa Ifigênia - São Paulo - SP, CEP 01210-001. Temos a maior variedade de componentes eletrônicos de qualidade para seu projeto, curso, reparo ou manutenção você encontra na Mercado Comp. Mais de 12.000 itens em estoque, produtos originais! Temos tudo que você precisa para Arduino. Entrega rápida em todo o Brasil, confira.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Ponto da Eletrônica - CNPJ: 05.701.783/0001-54 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade